quinta-feira, 21 de junho de 2012

Receita da semana

Meus amores, agora aqui no blog traremos mais uma novidade pra vcs . Uma vez por semana contaremos com o post da Lidiane minha irmã e uma baita cozinheira , ela trara receitas leves e deliciosas pra gente. Espero que gostem, façam a receita e depois diga o que acharam estou aguardo ansiosa a repercussão.


Lidiane com minhas duas princesas
Receita da semana : Bolo integral de maça.



Sou apaixonada pela gastronomia, apesar de por muito e muito tempo já ter brigado com a comida. Nunca tive uma relação bacana com a alimentação, pois, assim como a maioria das adolescentes, nessa fase da vida eu só queria saber de estar magra. Tudo o que pude fazer para emagrecer fiz, inclusive aquelas maluquices de ficar sem comer ! Conclusão, engordei tudo novamente depois.
Comecei a cozinhar porque o que mais me dava prazer era ver as pessoas felizes, satisfeitas através daquele prato que eu havia preparado !
Pensei em ingressar em alguma faculdade relacionada ao assunto, mas acabei fazendo Direito.
Casei, tive minhas filhas e depois de toda aquela fase de engorda, amamenta, emagrece, comecei a me preocupar em me alimentar de forma saudável, nunca deixar de comer mas, sempre substituindo o "gordo" pelo "magro".
E nas voltas da vida, cá estou eu agora morando em uma cidade no Sul do nosso pais, aonde as pessoas gostam de comer muito. Muitos bolos, tortas, pães, embutidos, molhos.
Infelizmente por aqui não há muitas opções de alimentação saudável, dos integrais, uma alimentação mais leve.
Foi ai que resolvi dedicar meu tempo a experimentar, inventar e reinventar receitas trocando a farinha branca pela integral, o leite comum pelo leite de baixa lactose...e outras alternativas bem interessantes.
Hoje estou super feliz com meu corpo e estou em paz com a comida. Resultado de muita disciplina e desses experimentos que me permitem comer de tudo apenas substituindo algumas coisas.
As receitas são deliciosas...não torça o nariz antes de experimentar. Minhas filhas adoram...
Mas o mais importante sempre é saber que a FELICIDADE não esta na balança e muito menos em uma calça 38...esta em outras coisas muito mais importantes...
A cada pedaço de bolo que eu sirvo para alguém é como se estivesse doando um pouquinho de mim.
A receita a seguir fez hoje um sucesso tremendo ! As pessoas simplesmente adoraram. Não vejo a hora de reinventar a próxima receita...

Bolo integral de maça

BOLO DE MAÇÃ INTEGRAL

2 MAÇÃS INTEIRAS E COM CASCA (APROVEITAR A CASCA PARA BATER NO LIQÜIDIFICADOR)
3 OVOS
2 XÍCARAS DE AÇÚCAR MASCAVO
1 XÍCARA DE ÓLEO
2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL
1 XÍCARA DE AVEIA EM FLOCOS
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ
1 COLHER DE SOPA DE CANELA EM PÓ
AÇÚCAR CRISTAL E CANELA PARA POLVILHAR

PREPARO :

NO LIQÜIDIFICADOR BATER OS OVOS, O AÇÚCAR MASCAVO, O ÓLEO E AS CASCAS DA MAÇÃ
NUMA TIGELA, MISTURE A FARINHA COM AVEIA, O FERMENTO E A MISTURA DO LIQÜIDIFICADOR
JUNTE AS 2 MAÇÃS PICADAS E A CANELA
EM UMA ASSADEIRA COM UM FURO NO MEIO OU RETANGULAR, UNTADA COM ÓLEO E FARINHA INTEGRAL, COLOQUE A MISTURA DO BOLO.
POR CIMA SALPIQUE AÇÚCAR E CANELA
ASSE EM FORNO PRÉ AQUECIDO EM 180 c
SE DESEJAR, COLOQUE TAMBEM NA MISTURA DO BOLO, JUNTO COM AS MAÇAS, CASTANHA DO PARA PICADAS.

DICAS IMPORTANTES : ACRESCENTEI À ESSA RECEITA 1/3 DE UMA XÍCARA DE LEITE, EU USEI LEITE COM BAIXA LACTOSE, POIS, É O QUE TENHO CONSUMIDO DIARIAMENTE, MAS PODE SER DESNATADO OU INTEGRAL. PERCEBI, APÓS ACRESCENTAR AS FARINHAS QUE FICOU UMA MASSA PESADA, POR ISSO EU COLOQUEI O LEITE E DEU CERTO.

OUTRA DICA : A RECEITA ORIGINAL FALA PARA PICAR AS 2 MAÇAS E ACRESCENTAR À MASSA. ACHEI QUE FICOU MAÇA DEMAIS PICADA. DA PRÓXIMA VEZ EU VOU BATER JUNTO ÀS CASCAS, OVO E AÇÚCAR, UMA DAS MAÇAS E A OUTRA EU PICO E ACRESCENTO À MASSA. ESSA É UMA DICA PARA QUEM NÃO GOSTA DE MUITO PEDAÇO NO MEIO DO BOLO. HOJE NA ACADEMIA VARIAS PESSOAS EXPERIMENTARAM E AMARAM O BOLO DO JEITINHO QUE ESTAVA COM VÁRIOS PEDAÇOS DE MAÇÃ...É UMA QUESTÃO DE GOSTO.

DIVIRTAM-SE

BEIJO



É isso aí galerinha vamos testar e qualquer dúvida é só mandar que passo pra ela responder

8 comentários:

Gabi disse...

Anaaaaaaaaa...cadê a receita??? Adorei o jeito que sua irmã escreve!!! adorei a sugestão de substituir a farinha branca pela integral!!!
Quero mais receitassss...amei D++++!!! Lidiane ...Parabéns...pelas dicas ...pelo empenho e principalmente por colocar a saúde acima de qq coisa!!!
Irmãs Barbosa arrasando hein!!!
bjos

Anônimo disse...

Lidim que saudades de Cunham das tuas experiencias! e como você bem disse m teu prazer era ver as criançasmmmacabaren com tudo em segundos, inclusive a criança Bené...
Amo vocês. familia Barbosa !!!!!!
Maria eugenia

Anônimo disse...

Comer comer... sem temer. Muito bem minha filha fico feliz por te ver realizando um sonho. Tudo tem seu tempo. Não e verdade. O nosso não é o de Deus. Aguardamemos novas receitas. PARABENS

Unknown disse...

Ai que foto que deu água na boca!!! Adorei a novidade das receitas semanais, vou conferir sempre!!! Beijos a todas as mulheres e meninas lindas!!!

21 FKT disse...

Gente, não pude me conter fiz o bolo e com certeza foi o melhor bolo que eu ja fiz na minha vida. Tudo bem que até hj eu só fiz bolo de caixinha, mas isso mostra que eu não sei cozinhar e consegui fazer o bolo...Qualquer um consegueee!!!
A única coisa que eu fiz diferente é que como a Lidi disse que acrescentou leite na receita dela eu acrescentei ovo na minha e ficou perfeittooo é isso aí galerinha qdo vcs quiserem se exibir mostrando seu dotes culinários faça vcs vão se dar bem ....Beijokas Ana - 21FKT

21 FKT disse...

Gente, não pude me conter fiz o bolo e com certeza foi o melhor bolo que eu ja fiz na minha vida. Tudo bem que até hj eu só fiz bolo de caixinha, mas isso mostra que eu não sei cozinhar e consegui fazer o bolo...Qualquer um consegueee!!!
A única coisa que eu fiz diferente é que como a Lidi disse que acrescentou leite na receita dela eu acrescentei ovo na minha e ficou perfeittooo é isso aí galerinha qdo vcs quiserem se exibir mostrando seu dotes culinários faça vcs vão se dar bem ....Beijokas Ana - 21FKT

Tudo Sobre Moda disse...

Adorei o post...sou louca por bolo de maça. Beijos.

Bia Rodrigues disse...

já gostei desse bolo pelo nome, esse eu posso arriscar fazer sem sair do regime.

Tem Sorteio do Livro Um homem de sorte la no meu blog, participe!
http://pepperlipstick.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-um-homem-de-sorte.html

Beijos :*